Documento sem título
 
São José do Rio Preto - SP
11 de Dezembro de 2018
 
w w w . a r q u e i r i a r i o p r e t o . c o m . b r
 
(17) 99269-5981
(17) 99269-5984
   
     
Página Inicial  
Entre em Contato!  
 
  REGULAMENTO GERAL DE TORNEIOS ARP 2016
  22/01/2016

REGULAMENTO GERAL DOS TORNEIOS ARP

Para instrução e esclarecimento geral sobre as provas da Arqueiria Rio Preto e todos os aspectos que as mesmasenvolvem.

1. Estarão aptos a participar das provas:
1.1. Os arqueiros praticantes que estiverem matriculados e com as mensalidades em dia;
1.2. Os arqueiros praticantes que tiverem aptidão mínima e se inscreverem para cada etapa com a antecedência que o regulamento da prova exige;
1.3. Os arqueiros praticantes que pagarem, no ato da inscrição, a taxa de prova (se houver).

2. Limites de idade considerados nas Categorias
2.1. Os limites de idade para o Campeonato ARP, Indoor e Outdoor, ficam assim estabelecidos:
2.1.1.INFANTIL – até 11 anos, completados no ano da competição.
2.1.2.JUVENIL – de 12 a 17 anos, completados no ano da competição.
2.1.3. ADULTO – de 18 a 49 anos, completados no ano da competição.
2.1.4.MASTER – a partir de 50 anos completadas no ano da competição.
2.2.Todo atleta poderá disputar em categorias de idade superior à sua, exceto na Master. A categoria Master é a única com permissão para disputar na categoria inferior, Adulto.

3.Campeonato Indoor ARP
3.1. O Campeonato Indoor ARP será disputado em 10 (dez) etapas, com duas baterias por etapa, cada um constando de dez séries de três flechas, em um tempo máximo de tiro por série de 120 segundos, somados os resultados por flecha.
3.2. Os atletas poderão disputar em distâncias e alvos diferentes,dependendo do seu tempo de prática do esporte, cabendo aos instrutores e aodiretor de linha estabelecer a que distância e em que alvo os inscritos atirarão.
3.3. Como não é possível comparar diretamente os resultados de arqueiros que atiram a distâncias diferentes, em alvos diferentes ou com tempo de prática diferente, na pontuação final que constará nas tabelasserá aplicado um fator de correção associado à distância, da seguinte forma:
3.3.1. Pontuação a 5 m é multiplicada por 0,825;
3.3.2. Pontuação a 8 m é multiplicada por 0,85;
3.3.3. Pontuação a 11 m é multiplicada por 0,875;
3.3.4. Pontuação a 13 m é multiplicada por 0,9;
3.3.5. Pontuação a 15 m é multiplicada por 0,925;
3.3.6. Pontuação a 18 m em alvo de 80 cm é multiplicada por 0,95;
3.3.7. Pontuação a 18 m em alvo de 40 cm é multiplicada por 1,0.
3.4.Das 10 etapas do ano, as 3 pontuações menores serão descartadas.
3.5. Havendo empate na pontuação acumulada após descartes, serão aplicados, na ordem, os seguintes critérios de desempate, considerando os resultados:
3.5.1. Maior pontuação em uma etapa;
3.5.2. Caso persista empate, quem primeiro marcou a maior pontuação;
3.5.3. Caso persista empate, maior pontuação acumulada sem descarte;
3.5.4.Caso persista empate, os atletas receberão a mesma premiação.
3.6. Por se tratar de uma prova em que cada etapa pode ser disputada em três dias diferentes, será valida somente a pontuação que for devidamente anunciada, autorizada e acompanhada, não sendo possível uma segunda tentativa. No caso do atleta, por qualquer motivo parar ou desistir após ter iniciado a prova, ou ter confirmado a data para disputar a mesma e não ter comparecido, fica este impedido de ter uma nova tentativa.

4. Campeonato Outdoor ARP
4.1. O torneio OUTDOOR ARP tem como finalidade a iniciação dos arqueiros na modalidade outdoor, através de uma competição com características próprias. Esta competição visa despertar o interesse e iniciar os participantes para os desafios que uma prova com padrões oficiais exige.
4.2. Por se tratar de um torneio com características próprias, há requisitos próprios para considerar um arqueiro habilitado a participar.
4.3. Todos os interessados em participar deverão fazer uma solicitação com um mínimo de 1 dia de antecedência, para que sejam tomadas as devidas providências para sua participação.
4.4. Os arqueiros interessados em participar devem estar treinando ou competindo na categoria INDOOR, 18 m, alvo de 40 cm, com equipamento próprio(casos especiais serão avaliados pela diretoria ARP).
4.5. O torneio consta de quatro (4) etapas, em dias diferentes, sendo: a primeira etapa na distância de 30 metros com o alvo de 80cm (6 a 10 pontos); a segunda etapa na distância de 40 metros, com alvo de 80 cm (6 a 10 pontos); a terceira etapa na distância de 50 metros, com alvo de 80cm (5 a 10 pontos); e a quarta etapa na distância de 70 metros, com alvo de 120cm (1 a 10 pontos).
4.6. Cada etapa será constituída de duas baterias, cada uma com 6 séries de 6 flechas, em um tempo máximo de tiro por série de 240 segundos, somados os resultados por flecha.
4.7. Serão considerados inaptos a prosseguir na prova aqueles participantes que: chegarem depois do horário previsto para início dos tiros; não compareçam com uniforme completo; oferecerem de algum modo qualquer tipo de risco para si ou para os presentes no local; acumularem 4 flechas sem impacto no anteparo; provocarem qualquer tipo de distração, desconforto ou incômodo aos adversários.
4.8. O sistema de pontuação será acumulativo entre os resultados das etapas, havendo o descarte de apenas uma pontuação.
4.9. Havendo empate na pontuação acumulada após descartes, serão aplicados, na ordem, os seguintes critérios de desempate, considerando os resultados:
4.9.1. Maior pontuação em uma etapa;
4.9.2. Caso persista empate, quem primeiro marcou a maior pontuação;
4.9.3. Caso persista empate, maior pontuação acumulada sem descarte;
4.9.4. Caso persista empate, os atletas receberão a mesma premiação.
4.10. Serão consideradas duas categorias, sem distinção de gênero:ADULTO, para aqueles com idade igual ou superior a 18 anos (que fazem aniversário de 18 anos no ano em que o torneio será realizado); e JUVENIL, para aqueles com idade inferior a 18 anos.
4.11. Os arqueiros das duas categorias disputam juntos e nas mesmas distâncias.

5. Validação de pontos de outras provas para o Indoor ARP
5.1. Visando que os atletas tenham um melhor aproveitamento dos treinos e possibilitar aos mesmos manter o foco nos campeonatos de maior interesse, sempre que um arqueiro ARP participar de uma prova da FPAF próxima à data do campeonato ARP e com a mesma configuração, sua pontuação poderá servalidada para o campeonato ARP.
5.2. Será valida somente a pontuação de prova que for devidamente comunicada e autorizada, não sendo possível uma segunda tentativa. No caso do atleta que por qualquer motivo parar ou desistir após ter iniciado a prova ou confirmado a data para disputar a mesma e não ter comparecido, fica este impedido de ter uma nova tentativa.
5.3.No final da temporada, os classificados de 1º a 3º lugar receberão premiação no formato de medalha.

6. Copa Rio Preto de Tiro com Arco
6.1.Esta prova será disputada após os torneios Indoor FPAF, seguindo modelo de combates individuais.
6.2. Entre aqueles que optarem por competir, serão ranqueados os 8 (oito) primeiros colocados.
6.3. Em paralelo com o campeonato Indoor FPAF, serão computadas as vitórias das etapas da Copa Rio Preto como disputa anual, considerando todas as provas oficiais da FPAF realizadas em Rio Preto, valendo, para cada etapa, 3 (três) pontos para o primeiro lugar, 2 (dois) pontos para o segundo lugar e 1 (um) ponto para o terceiro lugar.
6.4. Ao final do ano, os 3 (três) arqueiroscom melhor pontuação acumulada receberão o titulo de campeões do ano da Copa Rio Preto de Tiro Com Arco.
 
 
Deixe seu comentário sobre este assunto:
   
 
 
 
contato@arqueiriariopreto.com.br
  (17) 99269-5981 | 99269-5984
©2001/2014 » Todos os Direitos Reservados - www.arqueiriariopreto.com.br
Todo material publicado neste site é de propriedade de www.arqueiriariopreto.com.br
ou utilizado com a expressa permissão de seus autores
Site desenvolvido e hospedado por