Documento sem título
 
São José do Rio Preto - SP
11 de Dezembro de 2018
 
w w w . a r q u e i r i a r i o p r e t o . c o m . b r
 
(17) 99269-5981
(17) 99269-5984
   
     
Página Inicial  
Entre em Contato!  
 
  Segurança na Prática do Tiro com Arco ARP
  26/01/2016
Segurança na Prática do Tiro com Arco

ARP - Arqueiria São José do Rio Preto

1. Não consuma álcool ou drogas antes ou durante a prática do Tiro com Arco. Não use o seu equipamento de tiro se a sua capacidade mental estiver limitada por cansaço, distrações ou pelo uso de medicamentos ou drogas.
2. Evite o uso de vocabulário ou terminologia grosseiros.
3. Crianças menores de 12 anos não devem atirar sem a supervisão de adultos. O adulto não pode estar atirando enquanto faz supervisão.
4. Evite trazer mascotes à quadra de tiro: você terá que dividir a sua atenção entre o cuidado delas e a prática esportiva, e elas podem provocar ou sofrer acidentes.
5. Se tiver cabelo comprido, prenda-o. Evite usar correntes, brincos, pulseiras ou enfeites que pendurem da sua roupa ou do seu corpo. Eles podem prender na corda do arco.
6. Antes de iniciar a prática de tiro, faça um bom aquecimento.
7. Ao iniciar a prática, verifique o estado da corda, das flechas, das lâminas e do seu equipamento em geral. Verifique a posição da mira. Não use equipamentos com defeito.
8. Na ARP, braçadeira e dedeira são de uso obrigatório. Para as mulheres, proteção peitoral é de uso obrigatório.
9. As flechas devem ser sempre apontadas para o fundo da quadra, na direção do seu próprio alvo.
10. Nunca aponte na direção de um alvo que não queira acertar. Em especial, nunca aponte o arco com ou sem flecha na direção de outra pessoa.
11. Assegure-se de que o alvo está claramente visível e de que é seguro e apropriado para o tiro.
12. Respeite os sinais sonoros: (a) dois apitos = avance até a linha de tiro; (b) um apito = linha livre para atirar; (c) três apitos = fim do tempo para atirar, não atire após este sinal; (d) mais de três apitos, um apito longo ou qualquer sinal que possa ser interpretado como alerta = risco de acidente na linha,
aborte o tiro.
13. Não ponha flechas no arco enquanto houver pessoas à frente da linha de tiro. Espere pelo sinal de “valendo”.
14. Não ultrapasse a linha de tiro na direção do alvo enquanto houver pessoas atirando. Espere pelo sinal de “flecha”.
15. Evite brincadeiras na quadra de tiro e mantenha silêncio durante a série de tiros.

16. Quando estiver na linha de tiro, tome cuidado com as pontas das flechas e os extremos do arco, para não incomodar ou ferir os seus colegas de prática.
17. Coloque a flecha no arco somente quando estiver pronto para atirar.
18. Ao atirar, não use o dedo indicador da mão do arco para manter a flecha no resting. Se a flecha escapar, você pode ferir o dedo.
19. Não mexa sem permissão em equipamento alheio.
20. Nunca aponte o arco ou dispare flechas para cima. Ao descer, a flecha terá a mesma velocidade que tinha quando saiu do arco. Ao puxar a corda, o braço do arco deve estar, no máximo, paralelo ao chão.
21. Se, ao atirar, uma flecha escapa e cai na sua frente, não avance para pegá-la. Deixe-a lá até todos terem atirado ou atire com a flecha reserva.
22. Ao concluir a sua sequência de tiros, mantenha a sua posição até que a pessoa atrás de você termine, ou deixe a linha com cuidado para não atrapalhar os outros atiradores.
23. Durante uma aula ou treino, evite usar o telefone celular para fazer ou receber chamadas, ou para checar as suas mensagens de texto. Faça isso apenas durante os intervalos, ou retire-se da linha de tiro durante o tempo em que for usar o telefone. Mantenha a concentração durante a aula ou treino.
24. Ao se aproximar do alvo para pegar as flechas, tome cuidado com flechas no chão, que podem ter caído do alvo. Se for pegar uma flecha no chão, aproxime-se dela e espere até os seus colegas passarem, antes de pegá-la.
25. Ao se aproximar da almofada, tome cuidado com as flechas e com os colegas na sua frente, que estão retirando-as e podem espetá-lo com elas.
26. Ao retirar as flechas do alvo, segure-as o mais próximo possível do alvo e puxe suavemente na direção em que ela entrou na almofada, tomando cuidado para não espetar os colegas atrás de você.
27. Depois de retirar as flechas do alvo, ponha-as na aljava. Caso não tenha uma, caminhe segurando-as com as duas mãos, uma delas cobrindo as pontas.
28. Siga todas as indicações do seu instrutor.
29. Deixe a quadra mais limpa do que quando você iniciou seus tiros.
30. Lembre que seu arco é uma arma potencialmente letal. Respeite-o. Evite acidentes.
31. Em caso de dúvida, pergunte ao instrutor ou ao árbitro. Se não tiver mais opções, use o Bom Senso.
 
 
Deixe seu comentário sobre este assunto:
   
 
 
 
contato@arqueiriariopreto.com.br
  (17) 99269-5981 | 99269-5984
©2001/2014 » Todos os Direitos Reservados - www.arqueiriariopreto.com.br
Todo material publicado neste site é de propriedade de www.arqueiriariopreto.com.br
ou utilizado com a expressa permissão de seus autores
Site desenvolvido e hospedado por