Documento sem título
 
São José do Rio Preto - SP
18 de Julho de 2018
 
w w w . a r q u e i r i a r i o p r e t o . c o m . b r
 
(17) 99269-5981
(17) 99269-5984
   
     
Página Inicial  
Entre em Contato!  
 
  Posição correta da mão é crítica para um bom tiro
  17/04/2018
Todo bom tiro no Tiro com Arco começa com uma posição correta da mão no arco.OK. Pode ser que comece com uma postura correta. Porém, logo após vem um posicionamento correto da mão do arco.

Na loja da Lancaster Archery Supply Pro, trabalhamos sempre com muito zelo para corrigir um posicionamento errado da mão. Os arqueiros chegam preocupados por que não conseguem ajustar adequadamente seus arcos, o por que não conseguem manter o agrupamento das flechas, e uma das primeiras coisas que nossos Archery TechXPerts observam é a forma como eles seguram o arco.

Nós entendemos como acontece isso de o arqueiro segurar o arco de forma errada. Essa forma errada de segurar parece um pouco com a forma em que você imagina que deve segurar uma pistola.

Faça isso, entretanto, e você terá problemas com torque na mão. Isso acontece quando você deixa seu arco cair ao liberar a flecha, provocando uma torção no riser. Torque na mão leva a que um arco que está perfeitamente ajustado produza rasgos na direção esquerda-direita durante o ajuste usando papel (NT: em outro envio falaremos a respeito desse teste), assim como dificulta o agrupamento das flechas.

Com um posicionamento correto da mão, não se provoca torque na mão. Puro e simples.

Então, é da seguinte forma como se consegue uma posição correta da mão.

Estique seu braço do arco como se estivesse segurando o arco. Estique todos os dedos da mão e gire o pulso ligeiramente para formar uma letra V com o indicador e o polegar. Não importa se você é destro ou canhoto. Apenas faça o V, ou quase o sinal universal para “PARE”, de forma que a linha da vida da sua mão fique vertical.

Agora, ponha seu arco no meio desse V. Tensione um pouco a corda do arco com a outra mão e o arco permanecerá na mão do arco. Ao tensionar a corda para ancorar, não é necessário dizer, essa tensão manterá o arco no lugar.

Na expansão total, apenas relaxe os dedos (da mão do arco). Não prenda o arco. Se está preocupado por deixar cair o arco, pressione levemente o dedo indicador (NT: e apenas o dedo indicador) no riser. Muitas pessoas, sem perceber, fecham a mão e prendem o arco imediatamente depois do tiro para ele não cair, mas mesmo que isso não vai acontecer, você pode usar uma corda no pulso (sling) por segurança.

Segurando o arco dessa forma, você reparará que a empunhadura se apoia mais no músculo da base do polegar do que no meio da palma da mão, o que acontece quando você segura uma pistola.

Você também perceberá que a linha das articulações dos dedos forma um ângulo aproximado de 45 graus com o riser, ao invés de ficar vertical e paralela à empunhadura. Isso força o cotovelo para fora, afastando o antebraço do caminho da corda, reduzindo o risco de que esta bata em você.

Se você dispara com arco composto, e a corda bate com frequência no seu antebraço, provavelmente seja devido à forma incorreta de segurar o arco. Já que a corda viaja mais longe para a frente em um arco recurvo, arqueiros de arco recurvo ainda podem sentir que a corda bate no antebraço, mesmo com um posicionamento correto da mão, mas isso será pior se segurar o arco como se fosse uma pistola.

O mais importante a respeito deste posicionamento da mão é que, quando você libera a corda, o arco deve mover-se apenas para frente, na direção do alvo.

Para aqueles que prendem o arco como se fosse uma pistola, este posicionamento alternativo da mão pode parecer estranho. Contudo, faça um esforço para não girar a borda da mão do lado do mindinho na direção do riser. Para arqueiros de composto, ... (NT: não entendi o sentido desta frase!).

A empresa NEET vende um produto inventado por Randy Peck, chamado de True Shot Coach Adjustable Training Aid, que pode ajudar a desenvolver o posicionamento correto da mão. Trata-se de uma peça que se desliza sobre os três dedos centrais da mão do arco. Apoiada na parte interna da mão, a peça impede que você prenda o arco como se fosse uma pistola e força a sua mão na posição correta para o tiro.

Se for necessário, tome alguns dias para ajustar o posicionamento atirando em um anteparo próximo, sem alvo, mas prestando atenção no posicionamento da mão. Depois de um tempo, esse posicionamento começará a parecer mais confortável, e você poderá retomar as práticas com alvo.

E, note como seus agrupamentos melhoram.

Link: http://www.lancasterarchery.com/blog/correct-hand-position-is-key-to-a-good-shot/
 
 
Deixe seu comentário sobre este assunto:
   
 
 
 
contato@arqueiriariopreto.com.br
  (17) 99269-5981 | 99269-5984
©2001/2014 » Todos os Direitos Reservados - www.arqueiriariopreto.com.br
Todo material publicado neste site é de propriedade de www.arqueiriariopreto.com.br
ou utilizado com a expressa permissão de seus autores
Site desenvolvido e hospedado por